Pesquisa
De volta ao blog

4 livros para te inspirar a mudar alguns hábitos

4 livros para te inspirar a mudar alguns hábitos

A prática da leitura é algo muito importante para a construção de pessoas com uma consciência mais diversificada sobre o mundo e a sociedade que vivemos. Dedicar uma parte do dia para essa atividade, além de exercitar ainda mais as funções mentais, nos possibilita de chegar a universos e vivências bastante produtivas e desafiadoras.

Pensando nisso, que tal a gente falar sobre livros que tragam conceitos de mudanças de hábitos?

Sim, existem livros incríveis de autores que trazem conteúdos práticos voltados para diversos segmentos como o de cuidado com o meio ambiente, hábitos de pensamento e de fala, assim como os que são dedicados para questões raciais e de gênero.

A tuga sugere 4 livros que caminham nesses temas e que propõe transformações em nossas percepções de uma forma mais ampla e aplicada para a nossa realidade:



Como salvar o futuro, de André Carvalhal 

O livro tem como objetivo enfatizar a necessidade de uma mudança ampla e significativa, trazendo exemplos de hábitos e ações que se tornaram comuns no cotidiano, mas que prejudicam o planeta. Entre eles estão a exploração do meio ambiente, a opressão de indivíduos e grupos de minorias, como pessoas negras, mulheres, indígenas e a comunidade LGBTQIA+. Então, de uma maneira bastante objetiva, o autor traz reflexões e novas atitudes que trazem hábitos que contribuem melhor para o desenvolvimento do planeta e dos indivíduos.



Uma Vida Sem Lixo, da Cristal Muniz

A criadora do blog Um ano sem lixo, Cristal Muniz, compartilha dicas para gerar menos lixo dentro e fora de casa, maneiras de aproveitar melhor os alimentos, dicas de como limpar a casa usando ingredientes caseiros, como montar um guarda-roupa sustentável dentre outros ensinamentos e novos hábitos. A proposta do livro é trazer de uma forma prática, simples e barata um caminho para um estilo de vida mais sustentável e saudável.


Para Educar Crianças Feministas – Um manifesto, de Chimamanda Ngozi Adichie

O título traz conselhos simples e preciosos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, desde maneiras mais justas na distribuição de tarefas entre pais e mães. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, a autora oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus pequenos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa em todos os aspectos.


Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como o racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultura. A autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais, reconhecer atitudes a serem mudadas e assumir a responsabilidade pela transformação de uma forma prática e diária.

Por meio da leitura, além de ser um passatempo saudável e muitíssimo importante para os adultos e pequenos, conseguimos abastecer nossas mentes com ensinamentos que buscam desestruturar práticas que não contribuem positivamente, nos possibilitando de novos caminhos em busca de um mundo melhor.

Se você tiver um livro que esteja lendo ou que já leu e recomenda muito, escreve aqui embaixo que vamos adorar a sugestão.

Um abraço e boa leitura!

Texto escrito por: Daniel Perez :) 

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário Close Comment Form
Fechar